Atendimento: 15 | 3035.5994

Dúvidas: Insumos

Independente do tipo de acabamento, seja ele Porcelanato, Revestimento, Pastilha ou Piso Cimentício, todos necessitam de insumos para o assentamento, rejuntamento e limpeza.

E neste ponto muitas pessoas ficam com dúvidas, o que comprar, onde e quando aplica, qual o procedimento. Pensando nisto, colocamos algumas das principais dúvidas.

Caso tenha alguma dúvida não listada abaixo, basta preencher o formulário no final da página que retornaremos.

O que é Contrapiso?

É a preparação da área onde será feito o piso, que é feito de massa de cimento e areia, buscando o nivelamento da base. Quanto maior o formato da placa, mais atenção ao nivelamento. Em geral, a massa deve ter traço de 3:1 (três partes de areia e uma de cimento) para ficar com uma consistência média, nem pastosa nem arenosa. No caso de retirada de revestimento antigo, faça a regularização com areia, cimento e adesivo para chapisco Bianco (Otto Baumgart). Pois a impermeabilização do contrapiso é fundamental em todos os locais com água em abundância.

O que é Reboco de Parede?

O reboco dá proteção às paredes, sejam elas de que material forem – tijolo comum, tijolo furado, bloco de concreto, etc – evitando infiltrações da chuva que porventura possam vir a prejudicar a vida útil do material e o aparecimento de mofo por exemplo. O reboco de parede ao qual irá receber um revestimeto cerâmico deve ser feito de maneira rústica sem o tradicional alisamento, somente "sarrafiado", sem "desempenar", para haver uma melhor fixação entre a argamassa e o revestimento.

Qual argamassa usar?

A Argamassa depois de pronta tem até 2:30 hrs para ser utilizada, agora a partir do momento que ela foi aplicada na parede ou contra-piso ela entra em processo de cura ( secagem ) e tem até 10 minutos para ser aplicado o revestimento cerâmico!
Área interna utilizar AC I, área externa utilizar AC II, placas de porcelanado grandes, piso sobre piso utilizar AC III e para saunas, piscinas, estufas ou para revestimento especiais utilizar ACIII E.

Importante: Na instalação a argamassa só pode ser aplicada quando for ser assentada em no máximo 10 minutos, a partir do momento que ela é esticada na parede ou piso, pois entra em processo de cura ( secagem ) e a cada minuto que passa vai perdendo seu poder de aderência.

O que é rejunte?

Como definição, o rejunte é um material cremoso a ser aplicado em juntas de peças de revestimento (de variados tipos), com a intenção de impermeabilizar e proteger a lateral dessas peças, além de evitar frestas no material. No entanto existem alguns tipos diferentes de rejunte, uma grande variação dependendo do tipo de material utilizado. Há, por exemplo, algumas opções para pisos cerâmicos, mas mosaico de vidro e mármore exigem outros tipos de rejunte. As dimensões da espessura do rejunte também variam bastante em função das instruções de assentamento de cada tipo de produto.

O que é Rejunte de Cimento?

Lixado: o rejunte lixado está entre os mais comuns do mercado e é composto de diversos materiais, entre eles areia e cimento. Embora apresente grande resistência uma vez curado, ele absorve sujeira e, assim, mancha. Para evitar que isso aconteça, utilize sempre um impermeabilizante pouco após a instalação. Por conter areia, o rejunte lixado também pode riscar o material de revestimento na hora da colocação, dependendo do tipo de acabamento. Caso esteja assentando ladrilhos de mármore branco polido, por exemplo, não utilize esse rejunte porque ele pode acabar marcando as peças. É perfeitamente indicado para uso com pedras rústicas, cerâmicas, cerâmicas vermelhas (lajotão), ladrilhos hidráulicos e outros. Não lixado: o rejunte não-lixado é basicamente o mesmo citado anteriormente, mas sem areia, o que o torna ideal para preencher frestas menores e materiais suscetíveis a riscos. Também é recomendada impermeabilização do material. O rejunte não-lixado também é conhecido como “rejunte de parede”. Pode ser utilizado para cerâmicas, cerâmicas finas, pedras com acabamento (mármores e granitos que não estejam brutos) e outros produtos.

Rejunte com látex

O rejunte com adição de látex é similar ao produto de cimento, mas é acrescido de látex ou impermeabilizante similar já em sua composição. A adição do látex ou de elementos similares faz com que o material seja mais resistente às manchas e mantenha sua cor por mais tempo. A maioria dos grandes fabricantes de argamassas já formulam os rejuntes comercializados em pó com impermeabilizantes e fungicidas, o que facilita a vida do aplicador. Pode ser utilizado em cerâmicas, pedras, pedras finas e diversos materiais (verifique na embalagem as indicações de uso, pois muitas vezes o fabricante possui subtipos derivados de um produto básico para aplicações específicas).

Rejunte epóxi

O rejunte epóxi é feito com resinas epóxi, um material similar ao plástico. Geralmente vem dividido em duas partes: a resina epóxi e o endurecedor, que devem ser misturados no momento da aplicação. A vantagem do rejunte epóxi é a grande resistência à manchas e mofo, além da maior facilidade para limpeza no dia a dia. No entanto, tende a ser bem mais caro do que os outros tipos de rejunte e sua aplicação é mais difícil. Por isso, certifique-se de que o assentador ou pedreiro sabe o que está fazendo, do contrário a aplicação será bastante demorada e o próprio material poderá acabar manchando seu piso. É indicado para uso com cerâmicas, algumas pedras, ladrilhos, porcelanato e outros.

Rejunte com argamassa de assentamento

Alguns materiais como pastilhas e mosaico de vidro não são assentados com um material e depois rejuntados com outro, como acontece com a maioria das cerâmicas, por exemplo. O próprio material de assentamento -ou seja, a argamassa- deve ser utilizada para o rejuntamento das peças. É importante, quando for utilizar esse tipo de material, que haja mão de obra especializada, que já tenha feito esse tipo de trabalho anteriormente. A colocação e rejuntamento desses produtos é bastante diferente do assentamento tradicional de cerâmicas.

Envie sua Dúvida!

Dúvidas Insumos

Visando um atendimento excelente à você, informamos que o formulário ao lado deverá ter todos os campos preenchidos, para que o nossa equipe possa entender melhor sua necessidade e entrar em contato.

Lembrando que este formulário é específico para dúvidas de Insumos, caso tenha interesse em outros departamentos consulte no menu Contato.

Desde já agradecemos o interesse em nossos produtos. Se desejar, você poderá optar por um contato telefônico.
Envio Contato



:::: Bertolaccini

Institucional
Missão
Valores

:::: Marcas

Castelatto
Colormix
NGK
Portinari
Roca
Eliane
Santa Luzia
Quartzobrás
:::: Produtos

Porcelanato
Pastilha
Revestimento
Rodapé
Rejunte
Argamassa e Rejunte
Argamassa
Piso
Rodameio
Rodateto
Canaleta
Canto
Ceramica
Outros
:::: Dúvidas

Pastilhas
Porcelanatos
Revestimentos
Insumos

:::: Produtos

Atlas
Castelatto
ColorMix
NGK
Portinari
Quartzobrás
Roca
Rejuntes
:::: Guia Técnico

Atlas
Castelatto
ColorMix
NGK
Portinari
Quartzobrás
Roca
Rejuntes

:::: Contato

Comercial
Compras
Sugestões





:: SOROCABA ::
Av. Comendador Pereira Inácio, 584
Jardim Vergueiro - 18030-005
Atendimento: 15 | 3035.5994
contato@bertolaccini.com.br




Desenvolvimento: www.evoluasempre.com.br